“Um Produto ou Serviço de Qualidade é aquele que atende perfeitamente (projeto perfeito), de forma confiável (sem defeitos), de forma acessível (baixo custo), de forma segura (segurança do cliente) e no tempo certo (entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa) às necessidades do Cliente”.
Vicente Falconi Campos
Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.O termo Qualidade vem do latim Qualitate, e é utilizado em situações bem distintas e como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.
No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor agregado, que produtos similares não possuem"; "fazer certo à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade”. Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço. A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas ópticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecida ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço. Do ponto de vista da empresa, contudo, se o objetivo é oferecer produtos e serviços (realmente) de qualidade, o conceito não pode ser deixado ao acaso. Tem de ser definido de forma clara e objetiva. Isso significa que a empresa deve apurar quais são as necessidades dos clientes e, em função destas, definir os requisitos de qualidade do produto.
Engenharia da Qualidade
Área responsável por compreender as especificações e normas de produtos, verificar processos e sugerir melhorias que elevem os parâmetros de qualidade.
Tem como objetivo assegurar que todos os processos industriais e administrativos sejam mantidos de acordo com os procedimentos determinados pelo Sistema de Gestão da Qualidade.
Para poder garantir a qualidade dos processos e, conseqüentemente, dos produtos, a responsabilidade da Engenharia da Qualidade vai além e sua atuação também se dá junto a fornecedores da empresa, que são desenvolvidos e periodicamente auditados.
Confiabilidade de processos e produtos
Quando se enfatiza a qualidade, a empresa prioriza a atenção ao cliente. No processo de comercialização de bens e serviços, deve-se oferecer um produto ou serviço que não apresente falhas durante sua vida útil. Para que essas falhas não ocorram devem-se adotar medidas de prevenção. Porém as falhas sempre ocorrem, e essa ocorrência em geral está relacionada ao desempenho dos processos de fabricação e de seus parâmetros. Quando os problemas ocorrem é necessário que sejam resolvidos de forma rápida e eficaz. Satisfazer a expectativa do cliente é garantir que o mesmo volte a adquirir seu produto ou serviço. Confiabilidade é uma troca entre produtor e cliente. As empresas vêem se empenhando cada vez mais no desenvolvimento de técnicas que solucione possíveis problemas que venham a surgir, adotando medidas para garantir a excelência do serviço/ produto
Nenhum comentário:
Postar um comentário